quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A falta de qualidade do futebol do Sporting

Não é de hoje, nem apenas desde a chegada de Sá Pinto. O futebol apresentado pelo Sporting no passado recente foi, a esmagadora maioria das vezes, pobre. Tão pobre que, apenas a existência de algumas individualidades de excelência técnica que vão aparecendo a espaços, nos permite obter uma classificação superior a equipas como Marítimo, Nacional, Guimarães...
Prova disto, é o facto de o Braga (que sempre apresentou um plantel inferior ao do Sporting) ter conseguido melhores classificações que o Sporting, nestes últimos anos. É um caso que mostra como a qualidade táctica e o entrosamento da equipa, podem ser suficientes para superar plantéis superiores.

E o que tem faltado ao Sporting nestes últimos anos?
Porque é que o Sporting tem vindo a apresentar este pobre futebol?
Não foi sempre pelos mesmos motivos, às vezes foram vários em simultâneo. Na minha opinião, as razões são:

- um meio-campo pouco ambicioso. O sector do meio-campo, é o mais importante de uma equipa. O meio-campo é responsável pela ligação defesa/ataque. Por isso, o meio-campo deve ser composto por um misto de jogadores criativos, capazes de desenhar o jogo aos atacantes, quando a equipa tem a bola e jogadores que saibam preencher os espaços defensivos, quando a equipa não tem bola.
O problema é que este equilíbrio não tem sido atingido.
Quem não se lembra do meio-campo composto por Pedro Mendes, Zapater e Maniche? Ou, mais recentemente, Rinaudo (ou Carriço), Schaars e Elias? São casos onde a qualidade individual dos jogadores não está em causa, mas sim o facto de não funcionarem em conjunto. Uma equipa que luta pelo título apresentar um meio-campo constituído maioritariamente por jogadores de características defensivas, é inadmissível.
Onde estão os criativos que poderiam actuar no meio-campo?

  • Jaime Valdés foi (inexplicavelmente) desaproveitado;
  • Izmailov está constantemente lesionado;
  • Matias foi vendido. Enquanto cá esteve, foi mal aproveitado (nem sempre jogou a 10) e esteve muitas vezes indisponível;
  • André Martins está em crescimento e não acredito que tenho o estofo necessário para agarrar o lugar a titular, já este ano;
  • Adrien (que não é um 10) dificilmente será aposta este ano, pois está tapado por Elias e Schaars. De todos os jogadores que podem ocupar a posição de 8, é aquele que acrescenta mais imaginação ao jogo do Sporting.
  • Elias é um jogador vocacionado para destruir jogo e sair rápido em transições. No Sporting, nunca poderá ser o elemento mais atacante do meio-campo (embora por vezes o seja).
  • Schaars é um jogador com excelente capacidade de passe, mas que não apresenta a dinâmica necessária para ser o jogador responsável em "assumir" o jogo ofensivo do Sporting.
  • Acredito que Pranjic fosse uma bola solução. Infelizmente, até ao momento ainda não foi testado no centro do terreno
Resta Labyad! É caso para dizer que se Labyad não "pegar de estaca", o Sporting arrisca-se a passar mais uma época com um meio-campo de tracção à retaguarda.


- alguns erros básicos, tácticos e não só (e passo a enumerar alguns):

  • incapacidade em guardar a bola no meio-campo adversário;
  • os médios de transição não procurarem receber a bola vinda dos defesas, no início da construção do ataque; 
  • o exagero na utilização do "chutão para a frente";
  • incapacidade em atacar pelo centro do terreno. A maior parte dos nossos atacantes são construídos na ala, pelo extremos, com apoio dos laterais. O problema é agravado pelo facto de não existir um ponta-de-lança com presença na área;
  • incapacidade em aproveitar os lances de bola parada atacantes;
  • o excesso de golos sofridos, vindos de bola parada.


- a falta de um desequilibrador nato, que seja a referência do futebol atacante da equipa.
E aqui não estou a falar de um ponta-de-lança. Mas sim de um jogador que seja o motor da equipa, de quem se esperam assistências e golos, que consiga destruir as defesas contrários e que seja um "abre-latas" naqueles jogos onde a bola parece não querer entrar.
O Real Madrid tem Ronaldo. O Porto tem Hulk. O Benfica tem Witsel ou Aimar. Até o Braga teve Lima, este ano.
Será que Viola conseguirá preencher esta lacuna? O perfil é o indicado, mas a tenra idade não joga a seu favor.

E este ano? Estamos a preparar-nos bem?
O plantel está apetrechado de bons jogadores.
Mas falta um ponta-de-lança. E faltam criativos.
A saída do Matias não foi um bom pronúncio. As más exibições também não são.
Ainda estamos na pré-época, é verdade. Esta é a altura de cometer erros, é verdade também. Mas se continuamos a cometer erros nesta altura, o mais provável é continuarmos a cometer erros no início da época. E outros dos grandes males do Sporting no passado recente, é não saber aproveitar o início das épocas para ganhar margem de vantagem. "Oferecemos" sempre o mês de Setembro aos nossos adversários.

Não é caso para deitar a toalha ao chão. O plantel é excelente. A equipa tem todas as condições para dar a volta à situação mas, para que isso aconteça, é preciso saber identificar os erros e corrigi-los.
O jogo com o Olympiakos dará para perceber as ilações que a equipa soube tirar do torneio Colombino. Isto, se tirou algumas...

2 comentários:

  1. artigo bem escrito com algumas falhas tecnicas.vades saiu e bem quanto a mim.matias lesionou-se no 1ºjogo que fez.qnt a adrian punha-o a treinar sozinho

    ResponderEliminar
  2. - Valdes saiu no início da época 11/12, quando em 10/11 tinha sido um dos melhores da equipa. E tinha lugar no plantel (pelo menos em 11/12; hoje não sei) pois não havia alternativas a Matias.

    - Eu conheço o problema de Matias com as lesões. Também acho que as pessoas tendem a exagerar. Em 11/12 Matias fez quase 40 jogos; em 10/11 fez 30 jogos; em 09/10 fez 46 jogos. É pouco? Ou a falta de alternativas ao jogador, fazem com que a sua ausência seja mais notada?
    Vendê-lo foi, na minha opinião, uma péssima opção.

    - Quanto a Adrien, prefiro esperar por uma resposta OFICIAL por parte do clube, ou do jogador. Até lá, não deixarei que a minha opinião seja influenciada pelas notícias que têm saído na imprensa. Para a posição de 8, quando defrontemos equipas de qualidade inferior à nossa, o Adrien seria a minha escolha.

    ResponderEliminar