sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ricky van Wolfswinkel: problema ou solução?

Nos últimos anos, tenho vindo a assistir a algumas embirrações por parte dos adeptos do Sporting para com jogadores do clube. A maior parte delas, justificadas. Ora porque os jogadores em questão não têm/tinham qualidade para jogar no Sporting, ora por tardarem em mostrar a qualidade que se julga possuírem. No primeiro grupo estão jogadores como Djaló, Evaldo, Polga, Grimi ou Helder Postiga. No segundo grupo, jogadores como Vukcevic, Carriço, Pereirinha ou Matias Fernandez.

Mais recentemente, tenho vindo a assistir a um novo tipo de "embirranço", pois não consigo encaixar o jogador em questão em nenhum destes dois grupos. Falo de Ricky van Wolfswinkel.

Como caracterizar Ricky van Wolfswinkel? Considero-o um jogador suficientemente rápido (sem bola), tecnicamente evoluído, excelente nas movimentações dentro de área, assim como nas finalizações de 1 toque. Por outro lado, acho-o demasiado franzino (embora alto), lento com bola, fraco no jogo aéreo e que lhe falta alguma frieza a finalizar, principalmente nas finalizações em progressão com bola. 
Tem as suas virtudes e tem os seus defeitos, como qualquer outro jogador.

Tem ou não RvW qualidade suficiente para ser o ponta-de-lança do Sporting Clube de Portugal?
Para responder a esta pergunta, vamos aos factos.
- Na sua época de estreia, o holandês marcou 25 golos, numa época onde, ofensivamente, o Sporting apresentou índices muito abaixo do exigido (na Liga, marcámos menos golos que o Nacional da Madeira).
- O Sporting apresenta um estilo de futebol que não beneficia o holandês. Insiste-se nas jogadas pelas alas, finalizadas após cruzamentos, quando o Ricky necessita claramente de um futebol mais "afunilado", pelo meio, de bola no pé e desmarcações. O Wolf necessita que os extremos joguem mais perto dele, com 1/2 médios a municiá-lo de perto. Se pretendem que o Wolfswinkel seja um jogador de grandes correrias e desmarcações ou que seja um "poste" fixo na área, então é normal que não renda tanto quanto desejariam.
- Wolfswinkel joga com a pressão de ser o único ponta-de-lança do plantel (assim como foi no ano passado) e está a ser prejudicado pela falta de alternativas naquela posição. E como é que isto o prejudica? O holandês não está na sua melhor forma. Em qualquer outra situação (ou se isto se passasse com qualquer outro jogador), passaria alguns jogos no banco, até que recuperasse a forma. Como não tem quem o substitua, isso não acontece. É obrigado a jogar, mesmo quando não está ao seu melhor nível.
- Contra si, joga o facto do holandês falhar frequentemente lances de 1 para 1 com o guarda-redes, em progressão com bola. Tal como disse em cima, acho que lhe falta alguma frieza na altura de rematar, assim como lhe falta saber decidir melhor quando deve rematar à baliza.

Respondendo à pergunta, considero que SIM que o holandês tem qualidade suficiente para representar o nosso clube. Neste momento, acho que o Wolfswinkel é uma "vítima" do pobre futebol apresentado pelo Sporting, que nada beneficia as suas características. Para além disso, acredito que as falhas (que existem e por vezes são em demasia) são corrigíveis, pois trata-se de um jogador de apenas 23 anos, que está a passar por um processo de crescimento e aprendizagem. Corrigidos alguns defeitos, Wolfwinkel facilmente se tornará consensual e facilmente se tornará um dos alvos mais apetecíveis do plantel leonino, para grandes "tubarões" da Europa. Muito provavelmente, e a confirmar-se a falta de alternativas ao holandês, ainda este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário