Mais recentemente, tenho vindo a assistir a um novo tipo de "embirranço", pois não consigo encaixar o jogador em questão em nenhum destes dois grupos. Falo de Ricky van Wolfswinkel.
Como caracterizar Ricky van Wolfswinkel? Considero-o um jogador suficientemente rápido (sem bola), tecnicamente evoluído, excelente nas movimentações dentro de área, assim como nas finalizações de 1 toque. Por outro lado, acho-o demasiado franzino (embora alto), lento com bola, fraco no jogo aéreo e que lhe falta alguma frieza a finalizar, principalmente nas finalizações em progressão com bola.
Tem as suas virtudes e tem os seus defeitos, como qualquer outro jogador.
Tem ou não RvW qualidade suficiente para ser o ponta-de-lança do Sporting Clube de Portugal?
Para responder a esta pergunta, vamos aos factos.
- Na sua época de estreia, o holandês marcou 25 golos, numa época onde, ofensivamente, o Sporting apresentou índices muito abaixo do exigido (na Liga, marcámos menos golos que o Nacional da Madeira).
- O Sporting apresenta um estilo de futebol que não beneficia o holandês. Insiste-se nas jogadas pelas alas, finalizadas após cruzamentos, quando o Ricky necessita claramente de um futebol mais "afunilado", pelo meio, de bola no pé e desmarcações. O Wolf necessita que os extremos joguem mais perto dele, com 1/2 médios a municiá-lo de perto. Se pretendem que o Wolfswinkel seja um jogador de grandes correrias e desmarcações ou que seja um "poste" fixo na área, então é normal que não renda tanto quanto desejariam.
- Wolfswinkel joga com a pressão de ser o único ponta-de-lança do plantel (assim como foi no ano passado) e está a ser prejudicado pela falta de alternativas naquela posição. E como é que isto o prejudica? O holandês não está na sua melhor forma. Em qualquer outra situação (ou se isto se passasse com qualquer outro jogador), passaria alguns jogos no banco, até que recuperasse a forma. Como não tem quem o substitua, isso não acontece. É obrigado a jogar, mesmo quando não está ao seu melhor nível.
- Contra si, joga o facto do holandês falhar frequentemente lances de 1 para 1 com o guarda-redes, em progressão com bola. Tal como disse em cima, acho que lhe falta alguma frieza na altura de rematar, assim como lhe falta saber decidir melhor quando deve rematar à baliza.
Respondendo à pergunta, considero que SIM que o holandês tem qualidade suficiente para representar o nosso clube. Neste momento, acho que o Wolfswinkel é uma "vítima" do pobre futebol apresentado pelo Sporting, que nada beneficia as suas características. Para além disso, acredito que as falhas (que existem e por vezes são em demasia) são corrigíveis, pois trata-se de um jogador de apenas 23 anos, que está a passar por um processo de crescimento e aprendizagem. Corrigidos alguns defeitos, Wolfwinkel facilmente se tornará consensual e facilmente se tornará um dos alvos mais apetecíveis do plantel leonino, para grandes "tubarões" da Europa. Muito provavelmente, e a confirmar-se a falta de alternativas ao holandês, ainda este ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário