quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Franky Vercauteren

Sobre Franky Vercauteren, tenho a dizer que é um nome que me diz pouco. Até há cerca de 3/4 dias, era, para mim, um total desconhecido. No entanto, não vou cair na crítica fácil e não o irei julgar por esse motivo, até porque admito que não acompanho as ligas de menor expressão europeias.

Como não poderia deixar de ser, fui tentar saber um pouco mais sobre o novo treinador do Sporting Clube de Portugal.
E quem é Franky Vercauteren?
Vercauteren, de nacionalidade belga, treinador de futebol há 19 anos, foi um reconhecido e titulado futebolista nos anos 70, 80 e 90. Enquanto jogador, venceu várias competições europeias. Enquanto treinador, conta com 4 títulos na carreira - 3 campeonatos belgas e 1 Taça da Bélgica.
Parece ser um treinador que gosta que as suas equipas pratiquem um futebol ofensivo e apelativo e que gosta de apostar na formação. Além disso, dá a ideia de ser um homem de carácter forte, com um discurso objectivo e realista, exigente e corajoso (agarrar numa equipa como o Sporting numa situação destas, só pode ser sinónimo de coragem...).
Tacticamente, gosta de montar as suas equipas num 4-3-3 ou num 4-4-2. No Sporting, com este plantel, não terá qualquer entrave em optar por um destes sistemas tácticos.

Qual foi a ultima vez que tivemos um treinador com títulos? Pois, nem me lembro. E se é verdade que o campeonato belga tem um nível de exigência bastante inferior ao campeonato português, também é verdade que não será "qualquer um" a conseguir tornar uma equipa como o Genk campeã, num campeonato dominado por Anderlecht, Club Brugge e Standard Liege.

Se vou apoiá-lo? Claro que sim e desejo-lhe toda a sorte do Mundo. Até porque vai precisar dela. E espero que tenha coragem, principalmente quando der conta de onde se veio meter e quando reparar que está nisto sozinho. Que se vá habituando a dar o peito às balas, pois nem um colete anti-bala lhe vão oferecer.
E, pelo menos para já, nem serei um adepto muito exigente (até porque não posso ser). Que coloque a equipa a praticar bom futebol, que consiga colocar alguns jogadores a render o esperado e que consiga incutir uma mentalidade vencedora à equipa! Não lhe peço muito mais que isto.
Acredito que, noutra conjuntura, até seria um treinador que poderia dar certo. Com esta direcção, as suas possibilidades muito ficam reduzidas...



Notas:
1- Foram 19 dias. Foi este o tempo que Godinho Lopes necessitou, para conseguir contratar um treinador. Não serão estes 19 dias algum tipo de recorde? Não me lembro de um clube (que se diz) profissional, durante o decorrer da época, demorar tanto tempo a contratar um treinador de futebol.

2- Deixo aqui o link para quem quiser ver/rever a entrevista dada por Godinho Lopes à RTP Informação. "Surreal" é a palavra que melhor a define.

3- Espero que esta contratação não abrande a onda de contestação. O problema continua instalado no Sporting e tem de ser "arrancado" a tudo o custo. Não é altura de baixar os braços, bem pelo contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário